Projetos

Projeto Coalizão Rio Vermelho

Esse projeto quer dar luz e voz ao membro mais ilustre da nossa comunidade. O Rio que dá nome aos bairros de Ingleses e São João do Rio Vermelho deve ser cuidado e restaurado. Por isso o tratamos como um ser vivo e pulsante.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto APRENDER Ecologia, com o apoio da Aliança Mundial de Direito Ambiental, pela integração de pessoas e organizações, e a geração de informações sobre o Rio Vermelho.

Esse website está sendo construído para informar a comunidade. Formar uma coalizão pelo Rio é nossa primeira meta. Vem com a gente!

Saiba mais

Programa Brasileiro de Reservas de Surf

O Programa Brasileiro de Reservas de Surf é um marco na história do surf e da conservação da biodiversidade no Brasil. Proposto e coordenado pelos Institutos APRENDER Ecologia e EcoSurf, visa promover o protagonismo da comunidade do surf interessada em contribuir com a conservação e a gestão sustentável da zona costeira brasileira através do estabelecimento de uma Rede Brasileira de Reservas Surf no longo prazo.


Com base na experiência executiva de 20 anos das instituições proponentes em aliança cooperativa com a Save the Waves Coalition, responsável pelo Programa Mundial de Reservas de Surf, o Programa Brasileiro tem por ambição ajudar a construir e integrar uma rede mundial de áreas de surf protegidas e cooperar para a efetivação da Década do Oceano e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Agenda 2030.

Saiba mais

Remar Limpar Ensinar

O projeto foi criado em agosto de 2016 pelo educador Jan Lorenzon e integrado a APRENDER desde 2020. Remando em pranchas standup, uma equipe especializada limpa vastas extensões de ambientes costeiros dentro de áreas protegidas da Mata Atlântica, um hotspot de biodiversidade, lar de espécies e ecossistemas marinhos raros e ameaçados.


Após a limpeza, organizamos atividades nas escolas locais e eventos para a comunidade de sensibilização. Nosso principal foco educacional são as crianças. Acreditamos que, quando bem informados, tornam-se adultos mais ambientalmente conscientes.


Nosso projeto teve três edições anteriores nas quais remamos duas vezes no litoral catarinense (cerca de 1.400 km). Até agora, recolhemos mais de 40 mil objetos e envolvemos mais de 4 mil crianças.


A partir de 2021 a expedição seguirá sua quarta etapa entre o litoral do Paraná e Angra dos Reis/RJ. Nossa meta é chegar a 10.000 alunos + voluntários e coletar 2 toneladas de resíduos das praias. Estes serão transformados em brinquedos e doados às crianças locais, assim como cadeiras e mesas.


Saiba mais

Ecologia e Política em Debate

Ecologia e Política em Debate trás até você informações qualificadas sobre temas ambientais debatidos no Brasil e no mundo, nosso programa visa informar você para que possa exercer sua cidadania ambiental. Programa na TV Floripa que visa discutir e apresentar ao público assuntos relacionados a zona costeira e marinha com convidados especialistas nos temas 2019/2020.

Saiba mais

Surf em Unidades de Conservação

Este projeto iniciado em 2003 na Ilha de Santa Catarina visa conscientizar e mobilizar à comunidade do surf para a conservação dos ecossistemas marinho costeiros associados à Mata Atlântica, incentivando a criação e participação na gestão de unidades de conservação onde o surf é praticado. Ao longo destes quase 20 anos realizamos dezenas ações e palestras em campeonatos de surf, universidades, fóruns especializados e contribuímos para a criação de áreas protegidas de surf no litoral.


Em 2016 integramos a a rede All At Once liderada pela Fundação do cantor Jack Johnson e recentemente firmamos cooperação técnica com a Save The Waves Coalition para fomentar uma rede mundial de áreas protegidas de surf.


Saiba mais

Caminhadas Ecológicas APRENDER com a Natureza

Este é o primeiro projeto desenvolvido pela APRENDER, fundamentado em princípios sistêmicos que reconhecem a relação de interconexão e interdependência do ser humano como parte integrante da natureza.

Realizado em áreas naturais protegidas da Ilha de Santa Catarina, este projeto visa promover a conscientização ecológica e a conexão dos participantes com o ambiente natural mediante uma simples imersão contemplativa e de bem-estar na natureza.

Uma equipe multidisciplinar de guias compartilha conhecimentos sobre os ecossistemas da região e incentiva a reflexão e o debate sobre os impactos ambientais ocorrentes e formas de fortalecer o exercício da cidadania ecológica em prol da conservação ambiental.

Ao longo de 21 anos já realizamos saídas com escolas, estudantes universitários, colaboradores de empresas e turistas.

Barco Escola APRENDER com a Natureza

Este projeto, inicialmente realizado entre 2003 a 2009, foi parte do esforço de propagar a Educação Ambiental não-formal na região de entorno da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo/SC. Tem como objetivo informar e sensibilizar estudantes e comunidades para que possam atuar de forma participativa e responsável em relação ao ambiente que os cerca. É desenvolvido a bordo do barco Vento Sul II, fomentando a educação ao ar livre e a inserção dos temas como apoio pedagógico às instituições de ensino.


A saída naútica à bordo da embarcação tem acompanhamento da tripulação e equipe multidisciplinar qualificada que mediante uma atividade de mergulho contemplativo (snorkeling) com a devida segurança, uma vivência inesquecível e transformadora para os participantes.


Entre 2009 e 2010 o projeto percorreu a costa brasileira entre a Ilha de Santa Catarina e a Ilha de Fernando de Noronha levando conhecimento e experiências para comunidades costeiras.


Agora queremos retomar as atividades do Barco Escola APRENDER com a natureza e estamos buscando novos parceiros e recursos.

Monitoramento da Vida Silvestre

Visa observar, identificar e monitorar em longo prazo as aves da ISC com foco em UCs entre 2013/2021.