Notícias

APRENDER Ecologia lança Coalizão pelo Rio Vermelho

18 de novembro de 2021

Visando contribuir no combate à poluição e promover a conservação do Rio Vermelho, zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Vermelho, o Instituto APRENDER Ecologia está lançando a Coalizão Rio Vermelho.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto APRENDER Ecologia, com o apoio da Aliança Mundial de Direito Ambiental, pela integração de pessoas e organizações, e a geração de informações sobre o Rio Vermelho.

A inciativa já conta também com a parceria do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), da ECOPAERVE (entidade que conduz o Projeto Monitoramento do Rio Vermelho) e do Laboratório de Ecologia de Águas Continentais-LIMNOS da Universidade Federal de Santa Catarina.

A partir de uma Abordagem Ecossistêmica levando em conta a Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, onde desagua o Rio Vermelho, a Coalizão pretende dar subsídeos para um monitoramento participativo em longo prazo e propor soluções baseadas na natureza (SBN) para a recuperação do Rio.

Para alcançar estes objetivos, estão sendo realizadas análises de água, conduzidas pela Eco Paerve e Limnos, e estudos para identificar as principais ameaças que incidem sobre o Rio, seu estado de conservação e os benefícios fornecidos às pessoas.

Uma websérie também está sendo lançada para divulgar os aspectos ambientais, culturais e sociais que cercam o Rio Vermelho, dando maior visibilidade ao rio. O primeiro vídeo, que apresenta a websérie e a Coalizão, já pode ser acessado no canal do YouTube da APRENDER Ecologia.

“A integração desse conhecimento de campo e a gestão ambiental do litoral constitui-se como base para o aprofundamento da discussão sobre o manejo integrado dos espaços naturais protegidos e sua inter-relação com a manutenção dos benefícios ecossistêmicos e o bem-estar social das comunidades locais, usuários e turistas”, comentou Fabricio Almeida, presidente da APRENDER.

Em setembro foi realizado uma oficina do projeto com as entidades locais e poder público, sendo os resultados disponibilizados na página do projeto e nas redes sociais, para que todos comheçam mais sobre o Rio Vermelho.

https://www.coalizaoriovermelho.org.br

https://www.instagram.com/coalizaoriovermelho

Quarta edição do Projeto Remar Limpar Ensinar apresenta resultados parciais

Concluída primeira etapa da 4ª edição do Projeto Remar Limpar Ensinar - Guratuba - PR à Praia Grande - SP

08 de setembro de 2021

APP da Save The Waves incentiva a proteção dos ecossistemas de surf

18 de agosto de 2021

Um novo aplicativo foi lançado no último mês em um webinar realizado pela APRENDER Ecologia, Save The Waves Coalition e Ecosurf. O Aplicativo Save The Waves visa ampliar a visão de quem habita o território costeiro e tenha interesse em contribuir com a gestão cidadã desses espaços.

A partir de informações inseridas no aplicativo pelos próprios usuários da zona costeira em escala mundial, o objetivo é coletar dados e identificar as principais ameaças que podem afetar os ecossistemas de surf nas seguintes categorias: desenvolvimento costeiro, lixo plástico e resíduos marinhos, aumento do nível do mar e erosão, qualidade da água, impacto nos recifes de coral e acesso.

Os dados levantados pelo app serão compartilhados com parceiros locais e tomadores de decisão para ações de enfrentamento das questões identificadas.

“Cada surfista tem a responsabilidade de cuidar das áreas e dos picos que ama. É o mínimo que você pode fazer”, enfatizou o surfista profissional de ondas grandes Greg Long no site da Save The Waves.

Ecossistemas de surf

A zona costeira brasileira é reconhecida pela Constituição Federal como um Patrimônio Ambiental do país e abriga um mosaico diversificado de ecossistemas como manguezais, restingas, florestas, dunas, banhados, costões, entre outros. Neste espaço vive cerca de 25% da população, equivalente a 50 milhões de pessoas.

Desde o início da ocupação do território, essa faixa litorânea vem sofrendo inúmeras ameaças impostas por ações humanas mal planejadas, as quais no longo prazo já comprometem o equilíbrio ambiental e a perenidade de serviços ecossistêmicos vitais para a qualidade de vida de populações inteiras e da biodiversidade.

Lançamento do APP

Para debater o tema e apresentar o aplicativo, foi realizado o Webinar Panorama das Ameaças na Zona Costeira, trazendo cinco especialistas convidados das mais diversas áreas do conhecimento:

Fabricio Almeida, Pesquisador e Presidente do Instituto Aprender Ecologia;

Mariana Thevenin, Oceanógrafa, Mestre em oceanografia física e fundadora do Oceano para Leigos;

Marco “Kito” Gungel, Gerente da Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú;

João Malavolta, Consultor Técnico e Fundador do Instituto Ecosurf;

Diego S. Gallegos, Coordenador de Dados do APP Save The Waves;

Projeto Remar Limpar Ensinar de sensibilização contra o lixo no mar inicia volta à Ilha de Santa Catarina

16 de agosto de 2021

Remadores percorrerão de stand up paddle o contorno da Ilha de Santa Catarina num trajeto de mais de 150 quilômetros, coletando resíduos, realizando ações de praia e sensibilizando estudantes nas escolas ao longo do caminho. O projeto preencheu os requisitos do Fundo social da Cooperativa de Crédito Sicredi Aliança RS/SC/ES e foi aprovado.

No último sábado (14 de agosto), o Projeto Remar Limpar Ensinar (RLE), representado pelo Instituto Aprender Ecologia, iniciou sua terceira volta à Ilha de Santa Catarina passando por todas as praias do Arquipélago e dando ênfase a limpeza desertas e semi-desertas (praias sem ou com pouca ocupação humana).

O Projeto foi contemplado com o Fundo Social da Cooperativa de Crédito Sicredi Aliança RS/SC/ES, a qual segue os princípios do Cooperativismo, dentre eles, o “interesse pela comunidade”. Desta forma, a disponibilização do recurso materializa este princípio por meio do apoio a projetos nas áreas de saúde, educação, segurança, cultura e meio ambiente.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

“Temos a questão da sustentabilidade muito forte em nossa cooperativa. Anualmente realizamos o inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE), o que nos direciona ao desenvolvimento de ações de neutralização e redução dos GEE emitidos no meio ambiente.” relata Ivo Miri Brugnera, presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES.

Fabricio Almeida, Geógrafo e um dos membros da equipe, enfatiza que: “Constantemente monitoramos as condições de vento e ondulação para avançar o trajeto planejado de 150 quilômetros que serão percorridos em meio a uma das mais belas ilhas do Brasil.

A expedição passará pelas 117 praias da Ilha e tem a meta de recolher cerca de 2 toneladas de resíduos dos ecossistema costeiros e marinhos (praia, costão rochoso, ilhotas e restinga). O projeto tem foco nos resíduos pequenos e médios, devido aos impactos que estes causam na fauna marinha e costeira e também pela dificuldade de carregar grandes objetos na prancha de stand up.

Devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus, as ações diretas e as atividades de sensibilização nas escolas seguirão todos os protocolos exigidos pelo munícipio, como uso de máscara, luvas e distânciamento social. A equipe conta com educadores e especialistas no tema, e realiza com os participantes uma conversa e atividades lúdicas, como gincana, utilizando o “lixo” recolhido no caminho.

O lixo recolhido passará por triagem e será enviado à ONG Ecolocal Brasil que transformará em brinquedos e produtos como cadeiras, mesas e vasos de plantas.

Cananéia recebe remadores do projeto "Remar, Limpar, Ensinar"

05 de maio de 2021

Voluntários recolhem lixo da Ilha do Mel

30 de abril de 2021

Grupo recolhe lixo do mar e das areias do litoral

30 de abril de 2021

Projeto brasileiro de sensibilização contra o lixo no mar inicia suas atividades no Paraná

Remadores percorrerão de stand up paddle com o auxílio de um veleiro 1000 quilômetros na costa Atlântica entre Paraná e Rio de Janeiro, coletando lixo e sensibilizando comunidades ao longo do caminho. Projeto foi aprovado em edital europeu.

20 de abrill de 2021

No último domingo (18), o Projeto Remar Limpar Ensinar (RLE), representado pelo Instituto Aprender Ecologia, iniciou sua quarta edição no município de Guaratuba (Rio Saí-Guaçu) rumo ao Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa venceu uma concorrência internacional da European Outdoor Conservation Association (Associação Europeia de Conservação ao Ar Livre) que contou com 188 projetos do mundo e agora está prestes a dar início às suas atividades.

“Neste momento estamos monitorando as condições de vento e ondulação diariamente para avançar o trajeto planejado de 1000 quilômetros que serão percorridos em meio a uma das mais selvagens e belas regiões do Brasil, enfatiza Fabricio Almeida, geógrafo e um dos membros da equipe.

A expedição passará por 19 municípios e mais de 380 praias com a meta de recolher cerca de 100.000 resíduos, equivalente a cinco toneladas.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, as ações diretas e as atividades de sensibilização nas comunidades, nas escolas e nas Unidades de Conservação estarão sujeitas às permissões legais dos municipais por onde passarão. A equipe conta com educadores e especialistas no tema, e realiza com os participantes uma conversa e atividades lúdicas, como gincana utilizando o “lixo” recolhido no caminho.

A grande inovação desta edição do projeto será a reciclagem e transformação do lixo em brinquedos e produtos, como cadeiras e mesas, em parceria com a ONG Ecolocal Brasil. Os brinquedos serão distribuídos em escolas.

Carousel imageCarousel imageCarousel image

Realização:

@remarlimparensinar

@aprenderecologia

@eocaconservation

Patrocínio:

@reciclajunto

@cristalcopo

@soulfinsoficial

@powerlightsurfboards

@brisasurf

@drgrao

@novabossaentretenimento

@photonsolar_

@bidi.cristais

@uninteringleses

@santacruzimoveis

@vibetime.com.br

@ellusfloripaoficial

Apoio:

@movimentocomalma

@altamontanha

@naturehikeoficial

@paestum.oceanguardians

@bioart

@saravasustentavel

Caso tenha interesse em acompanhar a travessia acesse as mídias sociais do projeto:

https://www.facebook.com/projetoremando

https://www.youtube.com/channel/UCbTcnxxWZGGAgyZzr8HjPcw/videos

https://www.instagram.com/remarlimparensinar/

https://www.facebook.com/aprenderecologia

Sobre o Projeto Remar Limpar Ensinar

Quando nos deparamos com os seguintes números: a) No ano de 2050 terá mais lixo que peixe nos oceanos; b) 25 milhões de toneladas de lixo são descartadas no oceano todo ano, sendo 8 milhões plásticos; c) 100 mil animais marinhos morrem por ano devido ao lixo resolvemos criar o PRLE que nasceu em agosto de 2016, com o intuito de servir como exemplo em suas ações de limpeza e educação ambiental.

Na 1° edição o PRLE remou e limpou as praias da cidade de Laguna-SC até a cidade de Penha-SC retirando das areias 13.586 objetos e atingindo em suas ações de educação ambiental mais de 300 crianças nas escolas das cidades por onde passamos.

Na 2°edição demos a volta na ilha de Santa Catarina e fomos remando até a divisa do estado do RS, na cidade de Torres-RS retirando das areias 11.256 objetos e atingimos mais de 700 crianças nas ações de educação ambiental nas escolas.

Na 3° edição saímos de Florianópolis e fomos até Itapoá e volta na Ilha do Mel no Paraná, coletando das areias 15.000 objetos e sensibilizando 2.000 crianças nas nossas ações em escolas da região por onde passamos.

Projeto Remar Limpar Ensinar inicia atividades

19 de abrill de 2021

Ver mais Recicla apresenta projeto "Remar, Limpar e Ensinar"

06 de abrill de 2021

Programa sobre Reservas de Surf avança no Brasil

19 de março de 2021

A importância de ser reconhecida como Reserva de Surf

09 de março de 2021

Webinário Internacional apresenta propostas para proteção de picos de surf no Brasil

05 de fevereiro de 2021

Projeto catarinense que atua em questões ambientais é finalista em concorrência internacional

21 de outubro de 2020

Projeto vai percorrer parte do litoral brasileiro para recolher lixo do mar

21 de outubro de 2020

Projeto quer coletar duas toneladas de lixo do mar

21 de outubro de 2020

Projeto remar, limpar, ensinar, conscientiza sobre o meio ambiente | Meio Dia Catarina

14 de outubro de 2020

Remar, limpar e ensinar: projeto leva conscientização ambiental para população

10 de outubro de 2020