Projetos

Caminhadas Ecológicas APRENDER com a Natureza 

(Baixe seu guia!)

Este é o primeiro projeto desenvolvido pela APRENDER em 2000, fundamentado em princípios sistêmicos que reconhecem a relação de interconexão e interdependência do ser humano como parte integrante da natureza.

Realizado em áreas naturais protegidas da Ilha de Santa Catarina, este projeto visa promover a conscientização ecológica e a conexão dos participantes com o ambiente natural por meio de uma imersão contemplativa e de bem-estar na natureza.

Uma equipe multidisciplinar compartilha conhecimentos sobre os ecossistemas da região e incentiva a reflexão e o debate sobre os impactos ambientais ocorridos e formas de fortalecer o exercício da cidadania ecológica em prol da conservação ambiental.

Ao longo de 22 anos já realizamos saídas com estudantes de escolas e universidades nacionais e estrangeiras, colaboradores de empresas e turistas.

-----------

GUIA DE TRILHAS E CAMINHOS 

O Instituto APRENDER Ecologia está lançando o Guia de Trilhas e Caminhos do Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho, um trabalho dedicado à comunidade local e também aos frequentadores deste belíssimo e histórico espaço que além de natureza exuberante, abriga uma quantidade significativa de inscrições rupestres e comunidade tradicional.

 O objetivo do Guia de Trilhas e Caminhos, realizado com apoio do Fundo Social da Cooperativa de Crédito SICREDI (Aliança RS/SC/ES),  é contribuir para a segurança e informação de frequentadores e visitantes do parque que é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral criada em 2016 pelo município.

 O Guia de Trilhas e Caminhos pretende auxiliar não só os frequentadores em suas caminhadas, mas também as atividades pedagógicas das escolas e das universidades que utilizam a UC como laboratório ao ar livre. Servir como uma ferramenta robusta em prol da defesa dos ecossistemas remanescentes do Bioma Mata Atlântica, também é um dos objetivos do guia.

 A APRENDER pretende incentivar a prática do Ecoturismo e do Turismo de Base Comunitária - TBC no Parque da Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho. Ao todo foram mais de 12 quilômetros de trilhas e caminhos mapeados e organizados em 07 trilhas, caminhos e roteiros, contemplando caminhadas para iniciantes e avançados. No guia é possível conhecer as distâncias, altimetria, nível de dificuldade, esforço físico, condições do terreno e as informações de cada trilha e caminho.

 Para a elaboração do Guia, a APRENDER recebeu também apoio de entidades que tem envolvimento histórico com o Parque, como o Instituto Socioambiental da Praia do Santinho (ISAS), a Associação dos Pescadores do Canto Sul dos Ingleses (ACASI), a Escola Maria Tomázia Coelho, a Confederação Brasileira de Esportes Populares (ANDA BRASIL), o Observatório de Áreas Protegidas (OBSERVA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM).

 “O sonho antigo de conservar para as presentes e gerações futuras este patrimônio histórico, cultural e ambiental de Florianópolis, do Estado de Santa Catarina, do Brasil e do mundo, vem se tornando realidade porque tem engajamento e participação da sociedade”, comenta o diretor da APRENDER, Fabrício Almeida.

 Fundada no ano de 2000, a APRENDER Ecologia está pautada no fomento da integração e conexão do ser humano com a natureza por meio de redes de cooperação. A ONG se dedica a levar informação, conscientização, educação e cidadania ecológica para todos, aliando os conhecimentos científicos aos saberes tradicionais. Estamos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e da Década dos Oceanos declarados pela ONU. 

 

 CLIQUE PARA BAIXAR SEU GUIA!

Boa leitura e bora trilhar onde o Sol nasce primeiro em Santa Catarina!

Programa Brasileiro de Reservas de Surf

O Programa Brasileiro de Reservas de Surf é um marco na história do surf e da conservação da zona costeira e marinha no Brasil. O Programa está em fase de implementação sob a coordenação do Instituto APRENDER Ecologia em parceria com a Conservação Internacional - Brasil. Queremos promover o protagonismo da comunidade do surf interessada em contribuir com a conservação e a gestão sustentável dos ecossistemas de surf através do estabelecimento de uma Rede Brasileira de Reservas Surf no longo prazo.


Com base na experiência executiva das instituições proponentes em aliança cooperativa com a Save the Waves Coalition, responsável pelo Programa Mundial de Reservas de Surf, o Programa Brasileiro tem por ambição ajudar a construir e integrar uma rede mundial de áreas de surf protegidas e cooperar para a efetivação da Década do Oceano e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Agenda 2030.

Saiba mais

Projeto Coalizão Rio Vermelho

Esse projeto quer dar luz e voz ao membro mais ilustre da nossa comunidade. O Rio que dá nome aos bairros de Ingleses e São João do Rio Vermelho deve ser cuidado e restaurado. Por isso o tratamos como um ser vivo e pulsante.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto APRENDER Ecologia, com o apoio da Aliança Mundial de Direito Ambiental, pela integração de pessoas e organizações, e a geração de informações sobre o Rio Vermelho.

Esse website está sendo construído para informar a comunidade. Formar uma coalizão pelo Rio é nossa primeira meta. Vem com a gente!

Saiba mais

Remar Limpar Ensinar

O projeto foi criado em agosto de 2016 por Jan Lorenzon e tem parceria com a APRENDER desde 2020, na sua quarta edição (Travessia Paraná - São Paulo - Rio de Janeiro). Remando em pranchas de stand up paddle, uma equipe especializada limpa vastas extensões de ambientes costeiros e marinhos do Bioma Mata Atlântica, um hotspot de biodiversidade, lar de espécies e ecossistemas raros e ameaçados.

 

Após a limpeza, são organizadas ações de sensibilização nas escolas locais e eventos para a comunidade. O principal foco do projeto são as atividades educacionais com as crianças.

 

O projeto teve três edições anteriores que remou todo o litoral catarinense e três voltas na Ilha de SC (Cerca de 900km). Até agora, foram recolhidas mais de três toneladas de resíduos e envolveu cerca de 10 mil estudantes.

 

Baixe o relatório final da quarta edição (PR-SP-RJ)!



Saiba mais

Surf em Unidades de Conservação

Este projeto iniciado em 2003 na Ilha de Santa Catarina visa conscientizar e mobilizar à comunidade do surf para a conservação dos ecossistemas marinho costeiros associados à Mata Atlântica, incentivando a criação e participação na gestão de unidades de conservação onde o surf é praticado. Ao longo destes quase 20 anos realizamos dezenas ações e palestras em campeonatos de surf, universidades,  fóruns especializados e contribuímos para a criação de áreas protegidas de surf  no litoral.


Em 2016 integramos a a rede All At Once liderada pela Fundação do cantor Jack Johnson e recentemente firmamos cooperação técnica com a Save The Waves Coalition para fomentar uma rede mundial de áreas protegidas de surf.


Saiba mais

Ecologia e Política em Debate

Ecologia e Política em Debate trás até você informações qualificadas sobre temas ambientais debatidos no Brasil e no mundo, nosso programa visa informar você para que possa exercer sua cidadania ambiental. Programa na TV Floripa que visa discutir e apresentar ao público assuntos relacionados a zona costeira e marinha com convidados especialistas nos temas 2019/2020.

Saiba mais

Barco Escola APRENDER com a Natureza

Este projeto, inicialmente realizado entre 2003 a 2009, foi parte do esforço de propagar a Educação Ambiental não-formal na região de entorno da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo/SC. Tem como objetivo informar e sensibilizar estudantes e comunidades para que possam atuar de forma participativa e responsável em relação ao ambiente que os cerca. É desenvolvido a bordo do barco Vento Sul II, fomentando a educação ao ar livre e a inserção dos  temas como apoio pedagógico às instituições de ensino.


A saída naútica à bordo da embarcação tem acompanhamento da tripulação e equipe multidisciplinar qualificada que mediante uma atividade de mergulho contemplativo (snorkeling) com a devida segurança, uma vivência inesquecível e transformadora para os participantes. 


Entre 2009 e 2010 o projeto percorreu a costa brasileira entre a Ilha de Santa Catarina e a Ilha de Fernando de Noronha levando conhecimento e experiências para comunidades costeiras. 


Agora queremos retomar as atividades do Barco Escola APRENDER com a natureza e estamos buscando novos parceiros e recursos.

Monitoramento da Vida Silvestre

Visa observar, identificar e monitorar em longo prazo as aves da ISC com foco em UCs entre 2013/2021.